Você está visualizando atualmente Escolher o que comer pode reduzir a asma, rinite e outras doenças

Escolher o que comer pode reduzir a asma, rinite e outras doenças

Você é aquilo que come! O jargão já é batido, mas transmite várias verdades, e por isso escolher o que comer pode reduzir a asma, rinite e outras doenças respiratórias em seu organismo.

E manter os pulmões saudáveis ​​é essencial para se sentir bem. No entanto, fatores comuns, incluindo a exposição à fumaça do cigarro e toxinas ambientais, bem como a ingestão de uma dieta inflamatória, podem afetar esse par de órgãos importantes.

No entanto, pesquisas mostraram que as modificações no estilo de vida, incluindo seguir uma dieta rica em nutrientes, podem ajudar a proteger os pulmões e até mesmo reduzir doenças.

Quer saber escolher o que comer? Confira a lista abaixo!

1. Beterraba

A raiz e as cores vibrantes da beterraba contêm compostos que otimizam a função pulmonar. Por exemplo, a beterraba e as folhas de beterraba são ricas em nitratos, que comprovadamente beneficiam nossa respiração. 

Os nitratos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, reduzir a pressão arterial e otimizar a captação de oxigênio. Além disso, as folhas de beterraba são embaladas com antioxidantes de magnésio, potássio, vitamina C e carotenóides – todos essenciais para a prevenção de doenças respiratórias.

2. Pimentas

As pimentas estão entre as fontes mais ricas de vitamina C , um nutriente que atua como um poderoso antioxidante em seu corpo. Por isso, obter vitamina C suficiente é especialmente importante para quem deseja reduzir a asma, rinite e outras doenças respiratórias.

Consumir apenas um pimentão vermelho de tamanho médio (119 gramas) fornece 169% da ingestão recomendada de vitamina C por dia.

3. Maçãs

Comer maçãs regularmente ajuda a promover a função pulmonar. Por exemplo, estudos mostram que a ingestão de maçã está associada a um declínio mais lento da função pulmonar em ex-fumantes. 

Além disso, consumir cinco ou mais maçãs por semana está associado a uma maior função pulmonar e a um risco reduzido de desenvolver doenças respiratórias, e a ingestão de maçã também foi associada a um menor risco de asma e câncer de pulmão. 

4. Chá verde

O chá verde é uma bebida que tem efeitos impressionantes na saúde. A Epigalocatequina-galato (EGCG) é uma catequina concentrada no chá verde. Possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.

Por exemplo, um pequeno estudo de 2020 em 20 pessoas com fibrose pulmonar descobriu que o tratamento com extrato de EGCG por 2 semanas reduziu os marcadores de fibrose, em comparação com um grupo de controle.

5. Repolho roxo 

O repolho roxo é uma fonte acessível e rica de antocianinas. São esses pigmentos vegetais que dão ao repolho roxo sua cor viva. Ou seja, sua ingestão foi associada a uma melhora da condição pulmonar, o que reduz as chances de doenças respiratórias.

O repolho também é rico em fibras. Pessoas que consomem mais fibras têm melhor função pulmonar do que aquelas que consomem baixas quantidades.

6. Castanha do Pará

A castanha do Pará está entre as fontes mais ricas de selênio que você pode comer. Como exemplo, uma única castanha pode conter mais de 150% da ingestão recomendada para este importante nutriente.

Além disso, estudos mostram que uma alta ingestão de selênio pode ajudar a proteger contra o câncer de pulmão, melhorar a função respiratória em pessoas com asma e rinite e melhorar as defesas antioxidantes e a função imunológica, o que pode ajudar a melhorar a saúde pulmonar.

Faça as escolhas certas

Portanto, consumir uma dieta rica em alimentos nutritivos é uma maneira inteligente de apoiar e proteger a saúde pulmonar. Da mesma forma, experimente incorporar alguns dos alimentos e bebidas listados acima em sua dieta para ajudar a manter a saúde de seus pulmões.

Além disso, escolher o que comer reduz asma, rinite e outras doenças respiratórias. Aliás, confira o artigo que escrevi sobre como respirar melhor sem antialérgicos. Ele tem informações complementares que melhorarão sua qualidade de vida!