Você está visualizando atualmente Falta de ar: o que pode ser?

Falta de ar: o que pode ser?

A falta de ar, ou sentir-se sem fôlego, pode ser comum após realizar atividades físicas, principalmente quando elas são mais intensas. Porém, se isso ocorrer fora do contexto do exercício, pode ser um sinal alarmante.

Quando se está com falta de ar, a sensação que sentimos é que não entra oxigênio suficiente em nossos pulmões, nos obrigando a respirar mais e mais rápido. E isso causa uma angústia e um desconforto enorme.

Os sintomas que aparecem com falta de ar incluem:

• uma sensação de aperto no peito
  • você precisa respirar mais ou mais rapidamente
  • seu corpo não recebe oxigênio suficiente

Você pode perceber que está ficando cada vez mais sem fôlego após um período, ou então isso acontece do nada. Às vezes, acontece até mesmo quando se está em repouso.

Mas o que causa a falta de ar?

Um episódio de falta de ar, também chamada de dispnéia, nem sempre está diretamente relacionado à saúde de um indivíduo. Uma pessoa pode sentir falta de ar após exercícios intensos, quando viaja a grandes altitudes ou passa por grandes mudanças de temperatura.

Mas quando isso ocorre subitamente e sem nenhum fato novo, a dispnéia pode ser um sinal de um grave problema de saúde. Em geral, as causas mais comuns de dispnéia são asma, insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença intersticial do pulmão, pneumonia e problemas psicogênicos que geralmente estão associados à ansiedade .

Caso agudo de dispnéia

Além disso, se a falta de ar começar repentinamente, ela é chamada de caso agudo de dispnéia. Ela pode ser causada por:

• asma
  • ansiedade
  • pneumonia
  • engasgar ou inalar algo que bloqueia as passagens respiratórias
  • reações alérgicas
  • anemia
  • grave perda de sangue, resultando em anemia
  • exposição a níveis perigosos de monóxido de carbono
  • insuficiência cardíaca
  • hipotensão, que é pressão arterial baixa
  • embolia pulmonar, que é um coágulo sanguíneo em uma artéria do pulmão
  • pulmão em colapso
  • hérnia hiatal

Quando consultar um médico

Às vezes, falta de ar pode ser um sinal de uma condição com risco de vida. É necessário tratamento médico de emergência se um indivíduo apresentar algum destes sintomas:

• início repentino de dispnéia grave
  • perda de capacidade locomotiva devido à falta de ar
  • dor no peito
  • náusea

Nem todos os casos de dispnéia exigem tratamento médico imediato, mas a falta de ar pode indicar problemas médicos sérios. Por isso, se sentir falta de ar incomum, procure um médico que ele saberá identificar a causa e indicar o melhor tratamento.