Você está visualizando atualmente Será que a bombinha da asma traz problemas de saúde?

Será que a bombinha da asma traz problemas de saúde?

A asma é uma das principais doenças em todo o mundo. De acordo com a OMS, cerca de 100-150 milhões de pessoas são afetadas globalmente. E o melhor tratamento é ainda a bombinha da asma, e é natural que ainda há dúvidas sobre seu uso.

Em relação à asma, usamos diferentes tipos de inaladores, as populares bombinhas da asma. Seja em dose única ou em combinação com outros medicamentos para controle e profilaxia de longo prazo. 

Seu uso e dosagem variam de acordo com a gravidade e a resposta dos pacientes. No entanto, cada um deles carrega efeitos colaterais de longo prazo se não forem usados na dosagem e frequência adequadas dentro dos limites prescritos.

Uso de esteroides

Os esteroides inalados são um componentes principais da terapia da asma. Além disso, eles não apenas aliviam os sintomas, mas também evitam ataques de asma e visitas repetidas ao hospital. 

Desde sua descoberta, o cuidado com a asma melhorou e resultou em um melhor gerenciamento e controle das crises. Por isso, comprimidos esteroides orais, quando tomados em um curso curto de 7 a 10 dias ou mais, não apresentam efeitos colaterais importantes. 

Mas, por outro lado, quando tomado por muitos meses ou anos, os efeitos colaterais prejudiciais são prováveis ​​e quase inevitáveis. A lista de possíveis efeitos é longa e inclui:

  • Mudanças de humor
  • Esquecimento
  • Queda de cabelo
  • Tendência à hipertensão e diabetes
  • Enfraquecimento dos ossos (osteoporose),
  • Supressão das glândulas supra-renais
  • Fraqueza muscular
  • Ganho de peso
  • Catarata 
  • Glaucoma

Ao engolir esses comprimidos, eles são absorvidos do estômago para a corrente sanguínea e levados não apenas para os brônquios (para tratar asma), mas também para todas as outras partes do corpo. Seus efeitos são generalizados.

LEIA TAMBÉM>>> Falta de ar: o que pode ser

Uso de bombinhas

Por outro lado, apenas quantidades minúsculas de medicação esteroide entram na corrente sanguínea após o uso da bombinha da asma. As razões para essa diferença são muitas.

Em primeiro lugar, os esteroides para tratamento inalatório da asma são projetados para não passarem além da superfície dos brônquios para a corrente sanguínea. Em segundo lugar, apenas pequenas quantidades de medicação esteroide são liberadas dos inaladores com cada dose. 

É importante notar que a quantidade de esteróide inalada é em microgramas, que são unidades mil vezes menores que os miligramas.

LEIA TAMBÉM>>> É possível ter qualidade de vida com a rinite?

Tenha acompanhamento médico

Como qualquer medicamento, existem alguns efeitos colaterais do uso prolongado de esteróides inalados quando ​​em altas doses. Por isso, é importante tomar os medicamentos sob a supervisão de um médico, que indicará a dose correta e segura. 

Portanto, usar o inalador corretamente é fundamental para garantir que você receba a dose correta de medicamento para manter a asma sob controle. Fale com o seu médico se tiver problemas para usar a bombinha da asma ou se parecer que não está recebendo medicação suficiente. Mas fique tranquilo, seu uso frequente não trará nenhum dano a sua saúde!