Você está visualizando atualmente Nariz entupido e descongestionantes nasais

Nariz entupido e descongestionantes nasais

Um nariz entupido geralmente acompanha um resfriado ou alergias, o que pode dificultar a respiração ou o sono noturno. Os descongestionantes ajudam a desobstruir as vias respiratórias, reduzindo os vasos sanguíneos do nariz e permitindo que você respire mais facilmente. 

Porém, seu uso frequente pode trazer algumas consequências, que precisam ser levadas à sério. Mas congestão nasal, que popularmente é conhecida como nariz entupido, costuma ser um sintoma de outro problema de saúde, como uma infecção sinusal. Também pode ser causado pelo resfriado comum ou mesmo por uma alergia.

Ela é marcada por:

  • nariz entupido ou escorrendo
  • sinusite
  • acúmulo de muco
  • tecido nasal inchado

Alguns remédios caseiros podem ser suficientes para aliviar a congestão nasal, principalmente se for causada por um resfriado comum. No entanto, se você tiver congestão de longo prazo, pode precisar de tratamento médico.

Causas do nariz entupido

O congestionamento nasal ocorre quando seu nariz fica entupido e inflamado. Doenças menores são as causas mais comuns de congestão nasal. Por exemplo, um resfriado, gripe e infecções nos seios da face podem causar obstrução nasal. O congestionamento relacionado a doenças costumam melhorar em uma semana.

Mas se durar mais de uma semana, geralmente é o sintoma de um problema de saúde latente. Algumas explicações para o nariz entupido de longo prazo podem ser:

  • alergias
  • rinite alérgica
  • crescimentos não cancerosos, chamados pólipos nasais, ou tumores benignos nas passagens nasais
  • exposições químicas
  • poluição
  • irritantes ambientais
  • uma infecção sinusal de longa duração, conhecida como sinusite crônica
  • um desvio de septo

A congestão nasal também pode ocorrer durante a gravidez, geralmente no final do primeiro trimestre. Por exemplo, as flutuações hormonais e o aumento do suprimento de sangue que ocorrem durante a gravidez podem causar essa congestão nasal. 

Quando usar descongestionantes nasais

A irritação do nariz entupido nos faz querer usar descongestionantes nasais com urgência. Em alguns casos, eles podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor associada a vias nasais irritadas. 

Alguns descongestionantes nasais fazem a hidratação da narina por meio de soro fisiológico. Por exemplo, usar um spray nasal de solução salina pode aumentar a umidade em suas narinas e ajuda a diluir o muco nas passagens nasais e, consequentemente, isso diminui a inflamação dos vasos sanguíneos e ajuda a esvaziar os líquidos do nariz. 

Muitos descongestionantes estão disponíveis sem receita médica. Eles vêm em duas formas: spray nasal e comprimidos. Sprays nasais descongestionantes incluem oximetazolina e fenilefrina. Por outro lado, as pílulas descongestionantes comuns incluem pseudoefedrina e muitos desses medicamentos requerem prescrição médica.

Use todos os descongestionantes de forma correta e segura. Converse com seu médico antes de começar a usar descongestionantes nasais, já que sem a devida orientação, eles podem inclusive piorar seu nariz entupido e seu uso contínuo pode ter consequências graves no organismo.

Busque atendimento médico

É natural que a irritação do nariz entupido nos faça querer usar urgentemente um descongestionante nasal. Mas como explicamos no texto, tudo depende da causa, no caso de medicamentos, é ideal sempre buscar orientação médica para evitar a automedicação e causar um dano maior ao organismo.

Sempre que sentir sintomas de nariz entupido, procure antes manter uma hidratação constante das narinas com o soro fisiológico, usar umidificadores de ambiente, ou mesmo tomar um banho quente para que o vapor de água umedeça suas vias respiratórias. 

Além disso, beber bastante líquido também é essencial para melhorar os sintomas de um nariz entupido. E se tais medidas não trazerem alívio, busque seu médico de confiança!