Você sabe como evitar o refluxo? Ele acontece principalmente à noite, quando deita na cama e, ao invés de dormir, sente uma queimação na garganta, uma dor no estomago e, em alguns casos, vontade de vomitar.
Essa condição é chamada de refluxo gastroesofágico. Em suma, ela ocorre quando a comida e os ácidos estomacais sobem de volta pela válvula na parte superior do estômago e chegam ao esôfago. O resultado é uma azia dolorosa.
E se o refluxo ácido ocorrer durante a noite, pode dificultar o sono, pois você pode descobrir que a sensação piora toda vez que se deitar.
Portanto, se você sofre desse mal, e quer saber como evitar o refluxo à noite, saiba que a alimentação tem papel fundamental no processo. Confira o artigo que preparei sobre o tema e como melhorar sua qualidade de vida!
Como acontece o refluxo?
Normalmente, o esfíncter esofágico (um tubo muscular que permite que o alimento passe para o estômago e se feche para impedir que volte a subir) protege o esôfago do ácido gástrico. No entanto, se o esfíncter relaxar, a comida pode empurrar para cima o ácido estomacal, causando a sensação de queimação.
Dessa forma, a dieta desempenha um papel importante no controle dos sintomas de refluxo. Por isso, ela é a primeira linha de terapia usada para pessoas com esse distúrbio.
LEIA TAMBÉM>> Entenda a fantástica ponte entre intestino e cérebro
E quais alimentos potencializam o refluxo?
Por outro lado, alimentos comumente conhecidos como desencadeadores de azia fazem com que o esfíncter esofágico relaxe e retarde o processo digestivo. Ou seja, isso permite que os alimentos permaneçam no estômago por mais tempo. Os piores culpados? Alimentos com alto teor de gordura, sal ou especiarias, como:
- Comida frita
- Comida rápida (fast food)
- Pizza
- Batatas fritas
- Pimenta
- Carnes gordurosas como bacon e salsicha
- Queijo
- Molhos à base de tomate
- Frutas cítricas
- Chocolate
- Hortelã
- Bebidas gaseificadas
A moderação é fundamental! Claro que, de vez em quando você pode comer algo do que listamos.Mas tente evitar comer alimentos problemáticos tarde da noite, mais perto da hora de dormir, para que eles não fiquem no seu estômago e subam pelo esôfago quando você se deitar à noite.
Da mesma forma, também é uma boa ideia comer pequenas refeições frequentes em vez de refeições maiores e mais pesadas e evite jantares tarde da noite e lanches na hora de dormir.
E quais alimentos ajudam a evitar o refluxo?
A boa notícia é que há muitas coisas que você pode comer para evitar o o refluxo ácido. Abasteça sua cozinha com alimentos destas três categorias:
Alimentos ricos em fibras
Alimentos fibrosos fazem você se sentir satisfeito, então é menos provável que coma demais, o que pode contribuir para o refluxo. Portanto, carregue-se com fibras saudáveis desses alimentos:
- Grãos integrais, como aveia, cuscuz e arroz integral
- Vegetais de raiz, como batata doce, cenoura e beterraba
- Vegetais verdes como aspargos, brócolis e vagem
Alimentos alcalinos
Os alimentos caem em algum ponto da escala de pH (um indicador dos níveis de ácido). Por exemplo, aqueles com pH baixo são ácidos e têm maior probabilidade de causar refluxo. Da mesma forma, aqueles com pH mais alto são alcalinos e podem ajudar a compensar o ácido estomacal forte. Alimentos alcalinos incluem:
- Bananas
- Melões
- Couve-flor
- Nozes
Alimentos aquosos
Por exemplo, comer alimentos que contêm muita água pode diluir e enfraquecer o ácido do estômago. Escolha alimentos como:
- Pepino
- Alface
- Melancia
- Sopas à base de caldo
- Chá de ervas
Busque auxílio médico
Pessoas com refluxo geralmente procuram antiácidos, que neutralizam o ácido gástrico. Mas comer certos alimentos também pode aliviar os sintomas. Porém, se você tiver refluxo duas ou mais vezes por semana e as mudanças em sua dieta ou padrão alimentar não ajudarem, consulte um médico.
Ou seja, ele poderá pedir mais exames e realizar testes para medir a acidez no estômago e verificar se o refluxo ácido frequente danificou o esôfago.
Mas, se quiser mais sobre como evitar o refluxo, e quais são os mitos e verdades sobre o tema, confira um vídeo que postei em meu Youtube, e não esqueça de ativar o sininho e receber minhas atualizações!