Você está visualizando atualmente Como lidar com os pensamentos sabotadores do emagrecimento?

Como lidar com os pensamentos sabotadores do emagrecimento?

Nem todos podem perder peso apenas com dieta ou atividade física. E para quem está acima do peso é comum ter os chamados pensamentos sabotadores do emagrecimento, que impactam comportamentos e hábitos no seu processo de perda de peso.

Aliás, às vezes nós mesmos somos nosso maior obstáculo. Procrastinamos, comemos mais do que deveríamos, bebemos mais do que o recomendado e não nos exercitamos, sabotando nossas tentativas de parar comportamentos negativos.

Todos nós caímos nessa de vez em quando, mas algumas pessoas fizeram da sabotagem de suas melhores intenções parte de suas vidas diárias, atrapalhando seus objetivos, incluindo aí a perda de peso e o emagrecimento.

Abaixo, falo mais sobre os pensamentos sabotadores do emagrecimento e como ligar com eles. Confira!

Os pensamentos sabotadores do emagrecimento

Comer alimentos com alto teor de açúcar ou alto teor calórico para conforto é uma forma muito comum de autossabotagem entre pessoas com excesso de peso. 

Aliás, também é comumente associado à procrastinação, o rei de todos os comportamentos de autossabotagem. A procrastinação realmente amplia a lacuna entre intenção e ação.

Uma pessoa pode ter as melhores intenções, mas quando há limitações como falta de motivação, excesso de peso ou obesidade, pode acabar se perdendo em dúvidas internas e encontrar justificativas para não agir e não cumprir a intenção de acordar cedo e exercício, por exemplo.

A autossabotagem não é apenas um capricho ou um ato, é um processo complexo que condena a pessoa a cancelar constantemente suas melhores intenções e desfazer seus planos para melhorar sua saúde ou estilo de vida. 

Certamente, todos nós já tivemos experiências em que inventamos desculpas para não fazer algo, mas uma pessoa que fica sabotando repetidamente seus esforços tende a tentar corrigir seus erros com decisões que obviamente soariam erradas para uma pessoa objetiva.

Leia também::: Ovo: os benefícios do segundo alimento mais completo do mundo

Como parar de sabotar sua dieta

Saber que você precisa ser mais saudável não é suficiente. Você precisa definir metas claras para ajudar a orientar suas ações e acompanhar seu progresso. 

Afinal, se você quer emagrecer, defina uma expectativa realista de quantos quilos você gostaria de perder e em quanto tempo.

Planeje um menu de opções de alimentação saudável 

Se você está acostumado a comer alimentos não saudáveis, às vezes é muito difícil pensar em opções mais saudáveis ​​para comer em sua nova dieta. 

Leve o seu tempo para criar um novo menu para sua dieta. Por exemplo, pense em pelo menos 10 pratos diferentes e 10 lanches saudáveis ​​para que você possa alterná-los durante a semana.

Prepare a sua cozinha e ambiente envolvente

Depois de determinar seu novo menu de dieta, certifique-se de ter todos os ingredientes necessários disponíveis em sua cozinha. 

Além disso, livre-se de lanches não saudáveis, substitua-os por opções mais saudáveis ​​e mantenha-os à vista e ao alcance quando sentir fome ou desejo.

Controle suas porções

Limite-se a pequenas porções. É melhor ter 5 pequenas refeições do que 3 grandes refeições em um dia.

Mastigue bem

Certifique-se de mastigar a comida pelo menos 30 vezes antes de engoli-la. Por exemplo, esse truque tem muitos benefícios: ajuda você a aproveitar sua comida por mais tempo, permite que você se sinta satisfeito com menos e facilita a digestão.

Monitore seu progresso

Acompanhe seu progresso todos os dias. Você pode escrevê-lo em um caderno ou gravá-lo em um aplicativo no seu celular. Isso irá ajudá-lo a reforçar sua motivação para seus objetivos.

Durma bem

Certifique-se de dormir 8 horas por dia. Sentir-se descansado o ajudará a manter seu melhor julgamento para que possa seguir sua dieta.

Faça do exercício uma parte do seu dia, não uma exceção

Comprometa-se a fazer pelo menos 30 minutos de exercícios moderados todos os dias. Caminhar é uma ótima escolha. Por isso, defina um horário durante o dia para essa atividade e incorpore-o à sua rotina diária.

Dessa forma, você não ficará tentado a “comemorar” recompensando-se com lanches não saudáveis ​​depois.

Comunique seus objetivos à família e amigos

Fale aberta e honestamente com sua família e amigos sobre seus objetivos alimentares e por que eles são importantes para você. 

Além disso, deixe-os saber que você gostaria que eles fizessem isso e como eles podem ajudar. Isso fará com que eles se sintam incluídos e comprometidos com o seu bem-estar.

Leia também::: Alimentação para combater a ansiedade: por onde começar?

Mande-os para longe 

Portanto, os pensamentos sabotadores do emagrecimento influenciam diretamente nos seus objetivos de atingir o peso ideal. Além disso, a melhor forma de mantê-los longe é ter consciência sobre eles, e como afetam seus objetivos.

Espero que tenham gostado do artigo sobre como lidar com os pensamentos sabotadores do emagrecimento e, para aprofundar ainda mais o tema, confira também o vídeo logo abaixo que gravei para meu canal do Youtube!