Você está visualizando atualmente Qual é a relação entre diabetes e demência?

Qual é a relação entre diabetes e demência?

Por mais que não te pareça que haja relação entre diabetes e demência, há, não só há relação como é considerada a comorbidade mais expressiva e significante.

Os dados são assustadores se pararmos para analisar que 73% das pessoas que sofrem de diabetes desenvolvem alguma doença mental.

Porém destes, 56% possuem tendência de sofrer da doença de Alzheimer e um detalhe importante: pessoas que sofrem de Alzheimer têm a mesma tendência para ter diabetes.

O que é a diabetes

É um conjunto de doenças que resultam em excesso de açúcar no sangue, nível de glicose elevado.

Você sabia que existem diferentes tipos de diabetes, sintomas e tratamentos?

Não se preocupe, vamos ver sobre isso a seguir. Prossiga nesta leitura.

Por que pacientes de Diabetes tipo 1 e 2 possuem essa maior probabilidade?

As pessoas que sofrem de diabetes tipo 1 e 2 possuem um risco maior de desenvolver depressão.

Sendo assim a depressão uma das mais sérias comorbidades causada pela doença.

Vamos entender cada um destes tipos de diabetes para que essa relação entre as doenças fique mais clara para você.

Diabetes tipo 1 e tipo 2

Diabetes tipo 1 é quando o organismo, o pâncreas mais precisamente, não produz nenhuma insulina.

Os sintomas incluem sede excessiva, micção frequente, fome, cansaço e visão turva.

Frequentemente ocorre na adolescência.

Como tratar: acompanhamento regular, insulinoterapia, dieta e exercícios físicos.

Diabetes tipo 2 é a forma como o corpo processa a glicose, o açúcar no sangue.

O corpo no diabetes tipo 2 não produz insulina, ou tem resistência à ela.

Como tratar: com terapia com insulina.

O que é a demência é a perda da memória, comprometimento do pensamento, incapacidade de julgamento e entendimento das situações sociais.

A relação entre diabetes e demência é mais comum do que imaginamos

E por mais que relacionamos a diabetes, a outros sintomas, é importante que saibamos que não se resume ao fisiológico tão somente, e, sim e muito no mental.

Dito isso, é importantíssimo salientar também,  que cuidar para que não haja oscilações na glicose, é fundamental, crucial.

Pois essa relação, a ocorrência da demência se dá de forma orgânica e gradativamente, por isso é tão importante tomar cuidado para que não haja oscilações da glicose.

Não é à toa que sempre falamos que uma pessoa com diabetes, deve levar uma vida regrada, controlada nos mínimos detalhes.

Diabetes, demência, e a autogestão

Primeiramente entenda, quem sofre de diabetes, deve ter plena consciência de que sua vida vai ser sempre regrada e controlada.

E nestes casos, não existem brechas e possibilidades para escapes, deve ser regrada ao máximo.

Portanto, a autogestão é fundamental para que não ocorram avanços e proporcione uma certa qualidade de vida para a pessoa.

Cuidados que pessoas que sofrem de diabetes devem ter

A autogestão de cuidados de pessoas que sofrem de diabetes, inclui além é claro de monitoramento de alimentação, administração de medicamentos, entre outras questões.

Portanto, fique atento à prática de atividades físicas, elas colaboram e muito na questão psicológica, uma vez que o cognitivo é afetado e muito pela diabetes.

Sendo assim, alimentação controlada, atividade física adequada, consumo de fibras, evitar cigarro e não se automedicar.

Diagnóstico de doenças mentais em diabéticos

Como podemos analisar com as informações anteriores, destes pacientes que sofrem de diabetes, apenas um terço deles recebem o diagnóstico e o tratamento para depressão.

Contudo, se comprova que pouquíssimos são os encaminhamentos para diagnóstico não somente de depressão, mas também para ansiedade e distúrbios alimentares.

Infelizmente esse cuidado integrativo de tratamento é pouco praticado, mas extremamente necessário.

Espero ter esclarecido as suas dúvidas sobre a relação da diabetes e demência. Já aproveito para convidar para que me siga nas redes sociais. Tenho canais no Instagram e Youtube, com muita novidade sobre saúde e qualidade de vida!

Até mais.

Francis Vinicius