Treinos de alta intensidade nem sempre são os melhores. Aliás, quando falamos em exercício físico, o equilíbrio também é a melhor opção! Atividades leves a moderadas tendem a produzir melhores resultados (tanto na saúde como na performance).
E os exercícios de musculação são fantásticos. Eles têm o poder de fazer você perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo.
O segredo disso está na melhora do metabolismo através da taxa metabólica. Ou seja, a quantidade de calorias que você queima mesmo estando em repouso.
Continue a leitura para entender melhor de que forma é possível perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo!
Perder gordura e ganhar músculos? O segredo é musculação
Primeiramente precisamos compreender que existe uma diferença entre perder peso e perder gordura. Isso porque, quando falamos em perder gordura, estamos tratando da nossa composição corporal. Por isso, o nosso progresso pode não aparecer tão rápido na balança.
Isso acontece porque, quando praticamos atividades como a musculação focando na mudança de composição corporal, a gordura vai sendo substituída por músculos.
Porém, quando temos uma alta taxa de gordura, caso de pessoas obesas, após um breve período de treinos os números da balança irão começar a diminuir também.
Nesse sentido, um treino de musculação consiste em realizar a contração dos músculos através da aplicação de uma força contrária, ou seja, o peso. E o objetivo é sempre aumentar essa força contrária progressivamente para que nossa massa muscular vá se desenvolvendo.
E ao ganharmos massa muscular otimizamos nosso metabolismo, pois o gasto energético aumenta, mesmo em repouso. É isso que chamamos de taxa metabólica basal.
E o metabolismo basal é responsável por quase 70% do gasto calórico.
Você pode gostar também::: Jejum intermitente faz perder massa muscular?
A importância da alimentação
Além dos exercícios físicos, a base para mudar nossa composição corporal está em uma alimentação balanceada. E a primeira coisa quando falamos em alimentação voltada para esse objetivo é aumentar o consumo de proteínas de boa qualidade.
A importância da proteína reside em ela ser importante para a reconstituição das nossas fibras musculares.
E embora muitas pessoas acreditem que é suficiente apenas comer carne, precisamos esclarecer alguns pontos.
O primeiro deles é de que a carne vermelha em excesso aumenta o nosso colesterol e pressão alta. O que pode resultar em problemas cardíacos, por isso, o mais indicado é apostar em carnes magras, caso do frango.
Mas além disso, suplementos alimentares como a proteína do soro do leite têm o poder de potencializar o ganho de massa muscular em detrimento da gordura. Porém, é importante citar que suplementos de proteína, caso do Whey Protein, devem ser administrados sob orientação médica. Visto que podem causar o aumento de peso quando não acompanhados de uma rotina de exercícios.
Mudar a nossa composição corporal pode ser um grande desafio, mas eu acredito que através da informação correta, todos nós somos capazes de mudanças profundas. Por isso, se você também busca todos os dias cuidar da sua saúde para viver uma vida com mais qualidade, o link para agendar uma consulta comigo está logo abaixo!