Você está visualizando atualmente Quais são os distúrbios do sono?

Quais são os distúrbios do sono?

Os distúrbios do sono são condições médicas que afetam a qualidade e a duração do seu sono.

E as dificuldades para dormir bem à noite podem causar diversos impactos na qualidade de vida e na saúde geral das pessoas.

Mas quem pensa que o distúrbio do sono é algo isolado, está bastante enganado: dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que 40% dos brasileiros tem dificuldades para dormir.

Ou seja, é algo mais comum do que pensamos e, o primeiro passo para ter noites tranquilas é conhecendo quais são os distúrbios do sono, identificar sua condição, e então buscar ajuda especializada.

É sobre isso que abordo no artigo abaixo. Por isso, não tire os olhos da tela e confira!

O que é o distúrbio do sono?

Os distúrbios do sono são condições que resultam em mudanças na maneira como você dorme.

Alguns dos sinais e sintomas de distúrbios do sono incluem sonolência diurna excessiva, respiração irregular ou aumento dos movimentos durante o sono. 

Outros sinais e sintomas incluem um ciclo irregular de sono e vigília e dificuldade em adormecer.

Existem muitos tipos diferentes de distúrbios do sono. Eles costumam ser agrupados em categorias que explicam por que acontecem ou como afetam você. 

Também podem ser agrupados de acordo com comportamentos, problemas com seus ciclos naturais de sono-vigília, problemas respiratórios, dificuldade em dormir ou sonolência durante o dia.

Leia também::: Será que o sono afeta o emagrecimento?

Quais os tipos mais comuns

Os sintomas de distúrbios do sono incluem ficar com muito sono durante o dia e ter problemas para adormecer à noite. Mas algumas pessoas podem adormecer em momentos inadequados, como ao dirigir. 

Neste sentido, os distúrbios do sono mais comuns são:

Insônia

A insônia refere-se à incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo. Pode ser causado por jet lag, estresse e ansiedade, hormônios ou problemas digestivos. Também pode ser um sintoma de outra condição.

A insônia pode ser problemática para sua saúde geral e qualidade de vida, podendo causar:

  • depressão
  • dificuldade de concentração
  • irritabilidade
  • ganho de peso
  • trabalho prejudicado ou desempenho escolar

Infelizmente, a insônia é extremamente comum. O transtorno é mais prevalente entre adultos mais velhos e mulheres.

Além disso, a insônia é geralmente classificada como um dos três tipos:

  • Crônica, quando a insônia ocorre regularmente por pelo menos 1 mês
  • Intermitente, quando a insônia ocorre periodicamente
  • Transitória, quando a insônia dura apenas algumas noites de cada vez

Apneia do sono 

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por pausas na respiração durante o sono. Esta é uma condição médica séria que faz com que o corpo absorva menos oxigênio. Também pode fazer com que você acorde durante a noite.

Existem dois tipos:

  • Apneia obstrutiva do sono, em que o fluxo de ar para porque o espaço das vias aéreas está obstruído ou muito estreito, 
  • Apneia central do sono, onde há um problema na conexão entre o cérebro e os músculos que controlam a respiração.

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas (SPI) é uma necessidade premente de mover as pernas. Esse desejo às vezes é acompanhado por uma sensação de formigamento nas pernas. Embora esses sintomas possam ocorrer durante o dia, eles são mais prevalentes à noite.

A SPI costuma estar associada a certas condições de saúde, incluindo transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e doença de Parkinson, mas a causa exata nem sempre é conhecida.

Como é feito o diagnóstico?

Caso você sinta os sintomas listados acima, procure um médico. Ele primeiro fará um exame físico e coletará informações sobre seus sintomas e histórico médico. Eles também podem solicitar vários testes, incluindo:

  • Polissonografia (PSG): Este é um estudo do sono em laboratório que avalia os níveis de oxigênio, os movimentos do corpo e as ondas cerebrais para determinar como eles interrompem o sono.
  • Eletroencefalograma (EEG): Este teste avalia a atividade elétrica no cérebro e detecta quaisquer problemas potenciais associados a essa atividade. Faz parte de uma polissonografia.
  • Teste de latência múltipla do sono (TLMS): Este estudo de cochilo diurno é usado em conjunto com um PSG à noite para ajudar a diagnosticar a narcolepsia.

Esses testes podem ser cruciais para determinar o curso certo de tratamento para distúrbios do sono.

O tratamento para distúrbios do sono pode variar dependendo do tipo e da causa subjacente. No entanto, geralmente inclui uma combinação de tratamentos médicos e mudanças no estilo de vida.

Leia também::: 4 benefícios da melatonina, o hormônio do sono

Cuide da sua saúde!

Dormir não deve ser um luxo. É tão importante para sua saúde física e mental quanto comida e água.

Por isso, jamais neglicencie uma noite bem dormida. Mas caso sinta dificuldades, busque ajuda médica, restabelecendo assim sua qualidade de vida.

Além disso, a melatonina é um componente essencial para superar os distúrbios do sono. Para saber mais sobre ela, confira o vídeo que preparei sobre o tema para meu canal do Youtube, dando o play abaixo!