Você está visualizando atualmente <strong>Fadiga e cansaço: como o EXERCÍCIO FÍSICO ajuda a combater esses sintomas?</strong>

Fadiga e cansaço: como o EXERCÍCIO FÍSICO ajuda a combater esses sintomas?

Um dos causadores das sensações de fadiga e cansaço pode ser justamente a falta de exercício físico. Principalmente porque os exercícios fazem com que o cérebro libere neurotransmissores como a endorfina, dopamina, adrenalina e estamina. 

Estas substâncias são fundamentais na melhora da nossa disposição, bem como regulação do humor e sentimentos de bem-estar. 

Fadiga e exercício físico: qual a conexão? 

Existe uma lei da física que diz que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Este é o princípio da inércia, o qual pode ser aplicado às práticas sedentárias também! 

Nesse sentido, quanto menos procuramos exercitar o corpo, menos queremos fazê-lo. E isso vai nos tornando cada vez mais cansados e fatigados. 

Através do baixo desenvolvimento muscular, podemos experienciar muito cansaço ao executar tarefas simples ou breves caminhadas. Além disso, o sedentarismo aumenta sintomas ansiosos e depressivos

Em um estudo foram apontadas fortes evidências de que praticar atividades físicas está diretamente associado com o aumento da frequência e intensidade de sentimentos de energia e disposição. Inclusive em pessoas com problemas de saúde. 

Como vencer o sedentarismo e iniciar a prática de exercícios físicos? 

Diferente do que muitas pessoas pensam, o segredo não é motivação, mas sim, disciplina

Falo isso porque a motivação depende de diversos fatores externos como o estado de humor, por exemplo. 

Já a disciplina, é uma construção que propicia o cumprimento de metas e alcance de objetivos. 

E a disciplina não é algo que acontece sem treino: precisamos exercitá-la e torná-la parte da nossa rotina. Por exemplo, assim como temos disciplina para irmos ao trabalho, devemos aplicá-la também às práticas saudáveis. 

Dessa forma, a melhor maneira de começar a ter disciplina é ir mudando a rotina aos poucos. Isso faz com que os novos hábitos sejam incorporados lentamente, sendo mais fácil concluir pequenas metas. 

Uma boa ideia é começar com uma breve caminhada uma vez por dia e ir aumentando o tempo da prática, bem como a intensidade. Ainda, experimentar diversos exercícios para saber qual deles pode se tornar uma prática prazerosa na sua vida!

Você pode gostar também::: Como perder gordura e ganhar músculos?

Sair do sedentarismo não é uma tarefa fácil, mas é sempre possível! E eu posso ajudá-lo na jornada por uma vida com mais disposição através da adoção de hábitos saudáveis. Para agendar sua primeira consulta comigo basta clicar no link abaixo, será um prazer recebê-lo!

francis agendar