Você está visualizando atualmente Como o envelhecimento pode afetar o sono

Como o envelhecimento pode afetar o sono

É muito comum eu receber pacientes em meu consultório que afirmam nunca terem tido problemas para dormir, mas com o passar dos anos, sentem que o envelhecimento pode afetar o sono. 

E esse sintoma é ainda mais frequente em mulheres que passam pelo climatério, por volta dos 40 ou 45 anos de idade. 

Continue a leitura deste artigo para saber de que forma o envelhecimento afeta a qualidade do nosso sono. 

O envelhecimento pode afetar o sono?

O envelhecimento por si só pode mudar completamente a forma como o nosso organismo funciona. 

Desde dores musculares e articulares, mudanças na rotina até problemas de saúde mental têm um forte impacto na qualidade do nosso sono

E os padrões de sono tendem a mudar conforme a idade. A maioria das pessoas sente mais dificuldade em adormecer e ainda acordam com mais frequência durante a noite e mais cedo pela manhã.

Geralmente o tempo total de sono diminui ligeiramente em torno de uma hora a menos do que era antes. Ainda, pode ser mais difícil adormecer, fazendo com que você passe mais tempo na cama. E a transição entre o sono e o acordar é muitas vezes abrupta, o que faz com que as pessoas mais velhas sintam que têm um sono muito leve.

Nesse sentido, menos tempo é gasto em sono profundo e sem sonhos. Inclusive, pessoas acima dos 60 anos acordam em média 3 ou 4 vezes por noite. 

Quais as causas da queda da qualidade do sono?

As causas sempre variam de pessoa para pessoa. Por exemplo, quem sofre de doenças como a artrite pode sentir dificuldades em dormir por sentir mais dores à noite. 

Em outro caso temos pessoas que, com a chegada da idade, fazem uso de diversos tipos de medicamentos, os quais podem afetar a qualidade do seu sono. 

Além disso, mudanças na rotina e na alimentação também interferem. Por exemplo, pessoas aposentadas tendem a ter muito tempo livre e podem optar por alguns cochilos durante o dia, o que pode tirar o sono à noite. 

Você também pode gostar::: Quais são os distúrbios do sono?

Mulheres na menopausa e o sono

Mas o caso em que mais temos queixas na qualidade do sono é o das mulheres no climatério e menopausa

Desde o período inicial do climatério, chamado de perimenopausa, as mulheres começam a experienciar sintomas como a insônia. Isso acontece devido à queda do estrogênio no organismo, hormônio que desempenha um papel central na regulação do sono das mulheres. 

Além disso, outros sintomas dessa fase da vida também perturbam o sono. Caso das ondas de calor, sintomas depressivos e mudanças de humor. 

Como dormir melhor?

Além de visitar o seu médico para verificar o seu estado de saúde, mudanças na rotina também ajudam a devolver a qualidade da sua noite de sono. 

Abaixo eu listo alguns pontos que podem lhe ajudar: 

  • Evite o consumo de café ou outras bebidas estimulantes à partir das 17h
  • Evite as sonecas durante o dia 
  • Tente criar uma rotina noturna para ajudar o seu cérebro a ir relaxando aos poucos 
  • Evite ver televisão ou usar o celular uma hora antes do seu horário de dormir 
  • Consuma mais alimentos naturais e evite ultraprocessados 

Dormir bem é fundamental para conseguirmos tirar proveito dos nossos dias. Por isso, se você sente dificuldade em dormir não hesite em buscar ajuda. O seu médico poderá, por exemplo, receitar a suplementação de melatonina em alguns casos. 

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor, e você ficou com alguma dúvida e gostaria de agendar uma consulta comigo, é só clicar no link abaixo!