Você está visualizando atualmente <strong>Você já acorda com dor? Seu corpo pode estar inflamado</strong>

Você já acorda com dor? Seu corpo pode estar inflamado

A inflamação crônica é uma condição em que o sistema imunológico do corpo fica constantemente ativo, mesmo quando não há uma infecção ou lesão evidente. Isso pode ocorrer em resposta a fatores como o estresse crônico, uma dieta pouco saudável ou uma condição médica subjacente.

Uma das consequências da inflamação crônica é a fadiga. Muitas pessoas com inflamação crônica relatam sentir-se cansadas e até mesmo com dores pelo corpo, mesmo após uma boa noite de sono. Mas por que isso acontece?

francis agendar

Porque a inflamação causa dores e fadiga?

Quando o corpo está inflamado, ele libera uma série de substâncias químicas que podem interferir na regulação do sono. Uma dessas substâncias é a interleucina-1 (IL-1), que é produzida pelos glóbulos brancos em resposta à inflamação. A IL-1 é conhecida por induzir sonolência e aumentar a quantidade de sono de ondas lentas, que é menos restauradora que o sono REM.

Além disso, a inflamação crônica também pode interferir na produção de hormônios do sono, como a melatonina. Este é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo à noite e ajuda a regular o sono. No entanto, quando o corpo está inflamado, a produção pode oscilar, o que leva a problemas de sono e fadiga durante o dia.

Essa baixa na qualidade do sono faz com que os seus músculos não relaxem como deveriam ao longo da noite. Ou seja, o seu corpo segue tenso mesmo após dormir e ao acordar, você pode senti-lo “duros” e doloridos, justamente por este motivo.

Você pode gostar também::: Fadiga e cansaço: como o EXERCÍCIO FÍSICO ajuda a combater esses sintomas?

Como combater a inflamação?

A melhor forma de combater a inflamação, e garantir a sua saúde em qualquer aspecto, é começar por uma alimentação de qualidade. Ou seja, a dica de ouro aqui é apostar em uma dieta anti inflamatória, rica em frutas, verduras e oleaginosas. Ainda, o consumo de alimentos ricos em ômega-3 como peixes gordurosos também é uma boa pedida. 

E além da alimentação, uma rotina de exercícios físicos também é fundamental. Porque, além de reduzir a inflamação, os exercícios melhoram a imunidade e diminui o estresse, outro fator de risco para a inflamação crônica. 

Atualmente, cada vez mais é normalizado o “sentir dor”. Isso acontece porque nós não costumamos ouvir os sinais que o nosso corpo dá na forma de sintomas. Por isso eu sempre digo que nunca é normal sentir dor, ela é uma forma que o seu cérebro tem de comunicar que há algum problema com a sua saúde. 

E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre como a sua saúde pode ser melhorada através da prevenção e adoção de hábitos mais saudáveis, se inscreva também no meu canal no youtube!