Você está visualizando atualmente <strong>Uso de creatina pode melhorar a memória?</strong>

Uso de creatina pode melhorar a memória?

Além de ser um excelente aliado de quem procura desenvolver massa muscular, a creatina também pode melhorar a performance cerebral, tendo efeitos na nossa memória. 

Ela é um composto de aminoácidos naturalmente produzidos pelos rins e fígado de forma endógena para fornecer energia para as células. Além disso, a creatina também favorece o desenvolvimento e reparação de fibras musculares, melhorando o seu desempenho físico. 

Como a creatina pode melhorar a memória? 

O cérebro é um dos maiores consumidores de energia do nosso corpo, junto com os músculos. Inclusive, a atividade cerebral intensa faz com que os níveis de fosfocreatina caiam drasticamente. Este é um dos motivos pelos quais nos sentimos tão fatigados após horas de estudo ou trabalho. 

Logo, a suplementação de creatina melhora a memória, além de auxiliar em outras atividades cerebrais, dentre elas:

Nesse sentido, a creatina oferece benefícios como:

  • Melhora da disposição 
  • Melhor desempenho cognitivo 
  • Sono de qualidade 
  • Melhora da memória 
  • Melhor desenvolvimento muscular

Como consumir creatina para melhorar a memória

A creatina é encontrada exclusivamente em alimentos de origem animal, dentre eles carnes de peixes, bovinos, suínos e aves.

Porém, embora seja muito importante incluir na sua dieta alimentos ricos em creatina, a suplementação é a melhor forma de conseguir este complexo de aminoácidos. 

Suplementação de creatina faz mal para os rins?

Essa é uma polêmica completamente falsa. Visto que, até hoje, nunca foram encontradas evidências sobre esta conexão. 

E um motivo pelo qual esse mito ganhou força é porque a suplementação de creatina, assim como diversos outros suplementos e até medicamentos, são contraindicados para pessoas com problemas renais. 

Ainda, muitas pessoas têm preconceito com suplementos, principalmente aqueles popularmente usados por pessoas que buscam uma melhor performance física. Logo, existe essa ideia infundada de que suplementos como a creatina seriam danosos ao organismo. 

Você pode gostar também::: O que são radicais livres? É possível prevenir a formação?

Como médico nutrólogo, eu acho válido suplementar  vitaminas e nutrientes sempre que necessário. Isso porque, cada um possui sua individualidade e números são muitos fatores que podem interferir na absorção e disponibilidade de nutrientes. Nesse sentido, suplementar com responsabilidade e critério é uma forma de fornecer os níveis ideais para que você possa viver sua vida de forma plena e livre de doenças!

E se você busca melhorar sua performance física e mental, saiba que a alimentação, exercício físico e suplementação podem ajudá-lo a atingir o seu máximo potencial! E para saber de que forma isso é possível, basta clicar no link abaixo e agendar sua primeira consulta. 

francis agendar