O aumento de peso é uma das queixas mais prevalentes nesta etapa da vida das mulheres, inclusive, há quem diga que ele é inevitável na menopausa! Porém, hoje em dia já sabemos que tal afirmação não passa de um mito.
Se você é mulher e está passando pela menopausa, saiba que existem alternativas para emagrecer e manter um peso saudável! Continue a leitura e entenda mais.
Por que acontece o aumento de peso na menopausa?
Chamamos de menopausa a última menstruação pela qual a mulher passa na sua vida. Este é um marco muito importante para o fim da fase reprodutiva e acontece através da queda dos hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona.
O estrogênio é um hormônio que atua diretamente na regulação do metabolismo e a sua queda também afeta a sua taxa metabólica basal – calorias que você perde em repouso. E isso propicia muito o acúmulo de gordura corporal.
Você pode gostar também::: O que acontece com os hormônios durante a menopausa?
E falando em acúmulo de gordura, a menopausa também altera a forma como o seu corpo armazena a gordura. Antes da menopausa, o estrogênio direcionava o armazenamento de gordura no formato ginoide. É exatamente essa distribuição que faz as mulheres terem mais gordura na região do bumbum e coxas.
Porém, com a baixa deste hormônio as mulheres passam a ter um armazenamento de gordura semelhante ao dos homens. Isso significa que haverá mais gordura abdominal, por exemplo.
Mas além das alterações físicas que a queda hormonal propicia, a mulher também sofre com sintomas de saúde mental que também facilitam o ganho de peso.
Nesse sentido, mulheres que não procuram cuidar da saúde durante a menopausa têm maior tendência em desenvolver sintomas depressivos e ansiedade. E isso pode levar essa mulher a aumentar a ingestão calórica e se sentir menos disposta ainda para a prática de exercícios físicos!
Como manter um peso saudável na menopausa?
Manter um peso saudável durante a menopausa é de extrema importância, visto que as mulheres aumentam sua tendência ao desenvolvimento de doenças crônicas como a sarcopenia, diabetes e hipertensão.
E uma das melhores formas de evitar isso é começar uma terapia de reposição hormonal na fase de pré-menopausa. Momento em que os hormônios começam a flutuar e é possível começarmos a repor os hormônios que estão em queda.
Porém, além do tratamento com hormônios, também é preciso que você comece uma mudança profunda nos seus hábitos e reveja suas escolhas.
Por exemplo, somente a reposição hormonal não vai fazer com que você emagreça. O que ela faz, na verdade, é melhorar o seu humor, disposição e manter uma melhor distribuição de gordura, além de melhorar os ganhos de massa muscular. Mas o processo de perda de peso segue sendo uma responsabilidade sua.
Dessa forma, não há segredos: é preciso investir na inclusão de exercícios físicos diários – especialmente musculação para prevenir a sarcopenia. Ainda, ter mais atenção aos alimentos que você consome, sempre dando prioridade para alimentos naturais, evitando glúten, açúcar refinado e carboidratos simples.
A menopausa é uma fase repleta de mudanças e não é fácil passar por ela sem um acompanhamento adequado. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional. Até porque, a menopausa não significa que você deva abrir mão da sua qualidade de vida e eu posso mostrar como. Acesse o link abaixo e agende sua consulta: